Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Melhores ONGs do Brasil, iniciativa realizada pelo Instituto Doar em parceria com a Ambev. A premiação, desde sua criação em 2017, se propõe a avaliar organizações do Terceiro Setor brasileiro e reconhecer aquelas que apresentam melhores critérios de governança, sustentabilidade financeira, capacidade de gestão, foco de atuação e transparência.

O prêmio tem a missão de escolher anualmente as 100 melhores ONGs que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades e no impacto positivo que oferecem para a sociedade. As inscrições vão até 30 de abril e podem ser realizadas no site oficial da iniciativa. Os vencedores serão anunciados no fim do ano, em um evento que reunirá representantes das ONGs de todo o país. Ainda na premiação acontecerá o reconhecimento das ONGs que mais se destacaram no VOA, programa voluntário da Ambev que oferece capacitação em gestão e mentoria para entidades e empreendedores sociais de todo o Brasil.

O selo tem como objetivo incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e transparência nas organizações não-governamentais. O atestado é uma importante certificação para o terceiro setor e oferece visibilidade às iniciativas das organizações, ampliando a oportunidade de atrair novos doadores, parceiros e apoiadores, além de reconhecer a transparência e a credibilidade dos participantes do VOA.

Sobre o Instituto Doar

O Instituto Doar tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Em 7 anos de existência, trouxe para Brasil o Dia de Doar, uma iniciativa que já está em mais de 20 países. Criou o prêmio Melhores ONGs, uma espécie de Oscar do setor, cujo objetivo é além de reconhecer ONGs exemplares, oferecer às pessoas um leque de opções de doação por todo o Brasil e das mais diversas causas. E é também responsável pelo Selo Doar, uma certificação única no Brasil, que serve para medir nas organizações padrões em gestão e transparência.

Sobre o VOA

O VOA é o programa de mentoria voluntária em gestão da Cervejaria Ambev para ONGs. Por meio dele, funcionários da companhia doam tempo e conhecimentos para auxiliarem organizações do terceiro setor a aplicarem técnicas de gerenciamento em suas atividades. O objetivo é auxiliar essas organizações a se estruturarem melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade.

Por meio do VOA, a Cervejaria capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus colaboradores. Todas as aulas do programa são ministradas por funcionários que compartilham conceitos como gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores, entre outros.

Em 2018, primeiro ano da iniciativa, 185 ONGs foram beneficiadas em todo o Brasil e receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que, juntos, dedicaram 12 mil horas para ajudar essas organizações a impactarem ao menos 2 milhões de pessoas.

Fonte: Ascom Ambev