Publicação: 22 de junho de 2026Categorias: Notícias

Companhia fortalece a Agenda ESG 2030 com gestão responsável de resíduos alinhada aos ODS da ONU.

A M. Dias Branco, signatária do Pacto Global da ONU por meio da Rede Brasil, anuncia que o Moinho Rolândia (PR) alcançou o status de Aterro Zero. Com esse marco, a Companhia passa a contar com 11 unidades Aterro Zero, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.

Esse avanço reflete a estratégia da empresa de incorporar princípios universais de responsabilidade corporativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às suas metas de longo prazo, com foco especial na gestão de resíduos.

O conceito de Aterro Zero significa que nenhum resíduo ou rejeito da operação é disposto em aterros sanitários. Todo o material passa por processos de redução, reutilização, reciclagem ou recuperação energética, fortalecendo a economia circular e reduzindo impactos ambientais.

Atualmente, as 11 unidades Aterro Zero são: Eusébio (CE), Fortaleza – Gorduras e Margarinas Especiais (CE), Maracanaú (CE), Cabedelo (PB), Jaboatão dos Guararapes (PE), Bento Gonçalves (RS), Campina Grande do Sul (PR), Queimados (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e agora Rolândia (PR).

“Os resultados já são evidentes. Segundo o Relatório Anual Integrado, reduzimos a disposição de resíduos e rejeitos em aterros, ampliamos a taxa de destinação para alternativas mais sustentáveis (reciclagem, coprocessamentos, etc.), reafirmando nossa atuação alinhada aos ODS da ONU”, afirma Maria Aricelma, gerente de Meio Ambiente na M. Dias Branco.

Todas as informações sobre resíduos, metas públicas e avanços em sustentabilidade estão disponíveis no Relatório Anual Integrado 2025, acessível no site institucional da M. Dias Branco. Clique aqui para baixar.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 14 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos, massas e granolas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Informações: pressaporter.com.br
Texto: Bruna Weinrebe