Publicação: 24 de maio de 2007Categorias: Notícias

Feira do Detento vai até o próximo sábado na Praça General Valadão

Vai até sábado, 26, a Feira dos Detentos, realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Os objetos expostos são produzidos pelos internos custodiados no Presídio Estadual de Areia Branca (Peab) e no Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória. Este ano, o evento comemora 13 anos. A feira, que começou no dia 11 de maio, funciona na Praça General Valadão das 7h às 19h.

Uma grande variedade de produtos foi colocada à disposição do público como mesas, camas, cadeiras de praia, utilidades para o lar, guarda-roupas, brinquedos e decoração, tudo em madeira. O Secretário de Justiça e Cidadania, Benedito de Figueiredo, ressaltou a importância da feira. "Ela é importante porque dá oportunidades para os internos saírem da ociosidade e ainda garante aos seus familiares uma quantia em dinheiro para custear as despesas domésticas". As esposas e filhos dos presos são os responsáveis pela comercialização dos móveis produzidos nas oficinas instaladas dentro dos presídios.

A matéria-prima para confecção de novos objetos é comprada com o lucro das vendas dos móveis, sendo que o restante do lucro é destinado às famílias dos envolvidos no projeto. De acordo com a Lei Execuções Penais, para cada três dias de trabalho, o detento tem um dia de sua pena reduzido. Para Thiago Rodrigues, guarda prisional que participa da organização do evento, é uma imensa satisfação ajudar os internos a vender suas produções. "Sinto-me muito gratificado em está organizando esse evento, sendo uma forma de resgatar a cidadania dos internos dentro dos presídios".

Fonte: Agência Sergipe de Notícias