Petrobras participa do Fórum Social Mundial em Túnis
Representantes de projetos sociais e ambientais patrocinados pela Petrobras participam da edição 2013 do Fórum Social Mundial em Túnis, na Tunísia. Entre os representantes está o projeto ´Catadoras de Mangaba – Gerando Renda e Tecendo a Vida em Sergipe´, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento e sustentabilidade das comunidades extrativistas por meio da aprendizagem e implementação de tecnologias sociais e auto-organização dos grupos em municípios no estado.
O Fórum Social Mundial é considerado o maior encontro da sociedade civil organizada e tem um espaço dedicado aos brasileiros, patrocinado pela Petrobras em parceria com o Grupo de Apoio e Reflexão ao Processo (GRAP), do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Estiveram reunidas ontem(27), na Casa Brasil, as instituições ligadas à geração de trabalho e renda, gestão ambiental na Região Amazônica e ao movimento de catadores de material reciclável.
Hoje(28), o foco do Fórum será nos projetos que promovem a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social; oficinas sobre gênero, sexualidade e saúde; e ações de mitigação de emissões e sequestro de carbono. Haverá palestras com os projetos Turma que Faz e Poço de Carbono Juruena. Também se apresentarão o Instituto Promundo e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
Será promovida ainda uma mesa de diálogo do projeto de alfabetização de jovens e adultos Mova Brasil, desenvolvido em parceria entre a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire. Amanhã(29), último dia de apresentações, será a vez dos projetos Fábrica de Imagens, Juventude e Gênero no Campo e da Associação Rede Cananéia, com os temas: o fomento ao empreendedorismo, gênero e diversidade sexual e permanência da juventude no ambiente rural.


