A pandemia do Covid-19 e a recomendação do isolamento social apresentou vários desafios às pessoas, inclusive sobre a manutenção da saúde mental. Muitos convivem hoje com medo, ansiedade, depressão e outros sintomas de adoecimento emocional. Em Sergipe, profissionais de psicologia iniciaram um movimento de atendimento voluntário online, autorizado pelo Conselho Federal (CFP).

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do CRP 19, com o objetivo de orientar e disciplinar esses atendimentos, o Conselho de Psicologia de Sergipe disponibilizou uma lista de profissionais que ofertam consultas pela internet gratuitamente. “A partir da iniciativa de diversas(os) psicólogas(os) que já haviam ofertado o Atendimento Psicológico Voluntário Online, buscamos organizar os dados para aumentar o alcance e atingir as pessoas que mais precisam. Além disso, ao observar que alguns princípios fundamentais e artigos do nosso Código de Ética (Resolução CFP Nº 10/2005) não estavam sendo devidamente observados, tomamos essa medida”, informou Naldson Melo, conselheiro presidente do CRP 19.

O atendimento voluntário está disponível para qualquer pessoa, inclusive para os profissionais de saúde que estão no enfrentamento da Covid-19. A partir do cadastro, as informações de dias e horários, além dos contatos informados por cada profissional, foram divulgados no Instagram – CRP Sergipe e Facebook – CRP Sergipe. O contato para marcar o atendimento deve ser feito diretamente com a psicóloga ou psicólogo.