Publicação: 10 de julho de 2023Categorias: Notícias

A aventura emocionante pela floresta amazônica junto aos seres do folclore brasileiro é tema do espetáculo ‘Reza a Lenda’, do Instituto Rahamim. Cerca de 200 crianças e adolescentes atendidos por nossa instituição brilharão mais uma vez (alguns estreando) no palco do maior teatro sergipano.  Toda a renda é destinada aos trabalhos e reformas da própria instituição.

O evento está marcado para o dia 21 de julho, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. A entrada custa R$ 25 reais.

Serviço

Quem? Instituto Rahamim, Rede Gerando Falcões
O quê? Espetáculo Reza a Lenda
Quando? 21 de julho, às 19 horas
Onde? Teatro Tobias Barreto, Aracaju
Como? Ingressos a R$ 25,00

Você conhece a história da Cuca? Conheça essa personagem que compõe a peça teatral:

A lenda da Cuca afirma que a personagem era uma mulher idosa, assustadora e que praticava maldades, como sequestrar as crianças desobedientes. Cuca andava pelas ruas espiando as casas que tivessem alguma criança que não estivesse dormindo cedo ou que não cumprisse as ordens dos pais. A lenda era contada para que as crianças ficassem amedrontadas e fossem sempre obedientes.

Outra versão para a lenda diz que, a cada mil anos, surgiria uma nova Cuca, que assumiria o lugar da antiga, que, por sua vez, se transformaria em um pássaro de canto triste. A Cuca que acabava de surgir deveria continuar as maldades da antecessora ou até ser mais maldosa.

A personagem mítica já existia na península Ibérica e teria vindo para a América durante o período da colonização. No entanto, os portugueses chamavam-na de Coco. De acordo com o folclorista Luís Câmara Cascudo, a origem da Cuca está em Portugal e lá ela era chamada de Santa Coca, aparecendo nas procissões da província do Minho. Nessa província, coca era o nome de uma abóbora que era perfurada em várias partes, inserindo-se velas nela, tal como no Halloween norte-americano.